logotipo operacional.pt

BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA TEM NOVO COMANDANTE

Por • 20 Jun , 2011 • Categoria: 01. NOTÍCIAS Print Print

Assumiu no passado dia 30 de Maio de 2011 o comando da Brigada de Reacção Rápida do Exército, em cerimónia realizada no Aeródromo Militar de Tancos, o Major-General Fernando de Campos Serafino.

O Major-General Campos Serafino (à esquerda), recebe do Coronel Pára-quedistas Marquilhas o Estandarte Nacional da Brigada de Reacção Rápida.

O Major-General Campos Serafino (à esquerda), recebe do Coronel Pára-quedistas João Marquilhas o Estandarte Nacional da Brigada de Reacção Rápida.

Numa unidade muito marcada pelas características dos três corpos especiais de tropas que constituem o seu núcleo principal – Pára-quedistas, Comandos e Operações Especiais – há sempre alguma (muita!) expectativa sobre a “origem” de quem a comanda. Fernando dos Campos Serafino, 50 anos de idade e 34 de serviço, promovido a Major-General em 2010, passou pelas Operações Especiais de Lamego.
A cerimónia que Alfredo Serrano Rosa acompanhou no Aeródromo Militar de Tancos, sinal dos tempos que todos vivemos, decorreu com a maior dignidade mas sob o signo da contenção, com um efectivo em parada bem reduzido em relação ao habitual, quer em pessoal quer sobretudo em viaturas e armamento.
Foi perante forças de todas as unidades da brigada que o novo comandante recebeu das mãos do seu 2.º comandante, Coronel pára-quedista João Braga Marquilhas, o Estandarte Nacional desta grande unidade de elite do Exército Português substituindo assim o Major-Geral Raúl Cunha que o comandava desde Março de 2009 e que passou à Reserva por ter atingido o limite de idade no posto.

O Major-General Fernando Celso Vicente de Campos Serafino ao longo da sua carreira prestou serviço em várias unidades e funções das que destacamos:
Na Escola Prática de Infantaria em Mafra como instrutor dos Cursos de Oficiais e Sargentos Milicianos e depois director do Curso de Promoção a Capitão;
No Estado-Maior do Exército: Adjunto e ajudante-de-campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército; Director-Coordenador do Estado-Maior do Exército;
No Ministério da Defesa Nacional, foi Assessor do Ministro de Estado e da Defesa Nacional e Porta-Voz do Ministério da Defesa Nacional; Director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa;
Foi também professor no Instituto de Altos Estudos Militares, Comandante do 2.º Batalhão de Alunos da Academia Militar e Comandante do Regimento de Infantaria n.º 19;
Como experiência internacional cumpriu uma missão na MINURSO (Sara Ocidental) e prestou serviço na 3.ª Divisão Italiana (Milão)
Tem o curso de Operações Especiais, o curso “Ranger” do Exército dos Estados Unidos da América, o curso de Estado-Maior e o Curso de Promoção a Oficial General.

Na chegada ao Aerodromo Militar de Tancos, onde se encontra o Comando da BrigRR, o novo comandante recebe a apresentação do Oficial de Dia.

Na chegada ao Aeródromo Militar de Tancos, onde se encontra o Comando da BrigRR, o novo comandante recebe a apresentação do Oficial de Dia.

Como "é do Regulamento", a Guarda de Honra que recebeu o MGen Serafino, "desfila em continência"..

Como "é do Regulamento", a Guarda de Honra que recebeu o MGen Serafino, junto à Porta-de-Armas da unidade "desfila em continência".

Os efectivos em parada e sobretudo a ausência de viaturas e deversos tipos de armamento pesado, mostram que os tempos de crise chegaram ao terreno.

Os efectivos em parada e sobretudo a quase total ausência de viaturas e armamento pesado, mostram que os tempos de crise chegaram ao terreno.

A BrigRR foi criada com esta designação em 2005 na sequência do processo que ficou conhecido como "Transformação do Exército".

A BrigRR foi criada com esta designação em 2005 na sequência do processo que ficou conhecido como "Transformação do Exército".

Companhia do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego.

Força de Operações Especiais do Centro de Tropas de Operações Especiais de Lamego.

Companhia do Centro de Tropas Comando da Serra da Carregueira.

Companhia do Batalhão de Comandos aquartelado no Centro de Tropas Comando da Serra na Serra da Carregueira.

Pára-quedistas, Operações Especiais e Comandos constituem o principal núcleo da brigada.

Pára-quedistas, Operações Especiais e Comandos constituem o principal núcleo da brigada.

O Major-General Campos Serafino assumiu o comando da BrigRR substituindo o Major-General Raúl Cunha

O Major-General Campos Serafino assumiu o comando da BrigRR substituindo o Major-General Raúl Cunha

A antiga Base Aérea n.º 3, agora Aeródromo Militar de Tancos e comando da Brigada de Racção Rápida, é o quartel da Unidade de Aviação Ligeira do Exército.

A antiga Base Aérea n.º 3, agora Aeródromo Militar de Tancos e comando da Brigada de Reacção Rápida, é o quartel da Unidade de Aviação Ligeira do Exército.

Os Guiões Heraldicos das unidades da estrutura fixa da brigada desfilam em continência.

Os Guiões Heráldicos das unidades da estrutura fixa da brigada desfilam em continência.

Companhia do Batalhão de Formação da Escola de Tropas Pára-quedistas.

Companhia do Batalhão de Formação da Escola de Tropas Pára-quedistas.

O tradicional "olhar à direita" dos Comandos.

O tradicional "olhar à direita" dos Comandos.

O 1.º Batalhão de Infantaria Pára-quedista de Tomar.

O 1.º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, que está aquartelado no Regimento de Infantaria n.º 15 em de Tomar.

M-11 do Esquadrão de Reconhecimento, aquartelado o Regimento de Cavalaria n.º 3 e Estremoz.

M-11 do Esquadrão de Reconhecimento, aquartelado o Regimento de Cavalaria n.º 3 e Estremoz.

Desde 2005 a BrigRR foi comandada por Eduardo Manuel de Lima Pinto, Carlos António Corbal  Hernandez Jerónimo e Raul Luís de Morais Ferreira da Cunha.

Desde 2005 a BrigRR foi comandada por Eduardo Manuel de Lima Pinto, Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo e Raul Luís de Morais Ferreira da Cunha. A Brigada Aerotransportada Independente, sua antecessora (1994-2005), foi comandada por José Agostinho de Melo Ferreira Pinto, José Manuel Garcia Ramos Lousada, Manuel Bação da Costa Lemos, Cristóvão Manuel Furtado Avelar de Sousa e Eduardo Manuel de Lima Pinto.

Quer ler o discurso de tomada de posse do Major-General Fernando Serafino como Comandante da Brigada de Reacção Rápida? Clique aqui!

Nota do “Operacional”: esta noticia sai com algum atraso em relação ao que pretendíamos devido a irritantes problemas técnicos que nos têm impedido de colocar “posts” online nas melhores condições. O problema parece resolvido.

"Tagged" como: , , , ,

Comentários não disponíveis.