A NOVA “INFANTARIA BLINDADA”
Por Miguel Machado • 8 Jun , 2010 • Categoria: 03. REPORTAGEM PrintA introdução da Viatura Blindada de Rodas 8X8 PANDUR II no Exército está a ser o motor mais visível de grandes alterações que se verificam na Brigada de Intervenção. O “Operacional” esteve numa das suas unidades de manobra, o 2º Batalhão de Infantaria, e tomou contacto com esta realidade de uma nova “infantaria blindada”, treinando para um grande espectro de missões, das quais até agora estava afastada.
A reportagem que dentro de dias iremos publicar, UM DIA EM VISEU COM A “INFANTARIA DA BEIRA”, feita no Regimento de Infantaria N.º 14 e campos de manobras adjacentes, dará (julgamos!) uma boa imagem do processo que está em curso. Do material principal que já foi distribuído, das adaptações que Regimento e Batalhão fizeram e farão, de alterações que a tecnologia “forçou” e aquilo que se poderá esperar desta infantaria que treina para ficar apta a tirar o máximo partido de uma viatura blindada moderna. Será sem dúvida uma infantaria que aumentou exponencialmente as suas capacidades, mas não esquece que regra geral terá que desembarcar, deixar a protecção do blindado, e combater cara a cara com o inimigo.
Hoje mostramos um pequeno vídeo feito no decurso de uma apresentação das capacidades do 1º Pelotão/2ª Companhia de Atiradores/2º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção. Ilustra o deslocamento da força em direcção às proximidades de um local onde, ou por ter sido emboscado ou por ter um objectivo previamente definido para inspeccionar/atacar, desembarca e prepara o assalto apeado apoiado pelas metralhadoras pesadas das viaturas. Os atiradores quando em deslocamentos de grande duração “montados” nas VBR podem ir sentados, em bancos confortáveis e com cintos de segurança, mas em caso de necessidade utilizam as escotilhas superiores da viatura para observação e/ou utilização do armamento.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado