6 MESES, MAIS DE 144.000 VISITAS, ASSIM VAI O “OPERACIONAL”
Por Miguel Machado • 6 Jul , 2009 • Categoria: 01. NOTÍCIAS PrintPelas 12h00 de hoje, 6 de Julho de 2009, seis meses depois de colocado online, o “Operacional” regista 144.131 visitas, e parece-nos uma boa altura para apresentar aos leitores o nosso balanço. Estatística e não só. Aquilo que achamos estar a correr bem e aquilo que ainda não conseguimos atingir.
Balanço estatístico
As estatísticas apresentadas provêem de duas fontes, WordPress.com e Google Analytics. Têm alguma diferença em termos de datas uma vez que a primeira está feita desde 6 de Janeiro e a segunda desde 21 de Janeiro.
Os números falam por si mas estamos satisfeitos ao constatar que diariamente (sábados, domingos, feriados, dias de semana!) começou por haver nunca menos de 100 visitantes únicos, este número subiu para 200, depois 300 e agora tem estado sempre acima disto, entre os 400 e os 600. No total tivemos mais de 40.000 visitantes únicos.
Balanço editorial
Em termos editoriais o “Operacional” publicou 90 posts dedicados aos 10 assuntos constantes do “menu”: Noticias; Opinião; Reportagem; Portugal em Guerra, Sec. XX; Portugal em Guerra, Sec XXI; Tecnologia; Já Lemos e…; Ontem foi Noticia, Hoje é História; Distintivos e Insígnias; Imprensa.
Para os objectivos a que nos propusemos não estamos satisfeitos no respeitante ao número de artigos sobre as missões da actualidade (Portugal em Guerra, Sec. XXI) nem com as reportagens em território nacional no respeitante a algumas das áreas que queremos cobrir. Forças de Segurança e algumas unidades do Exército e da Marinha ainda não tiveram da nossa parte a atenção que desejávamos. Para lá caminharemos.
Agradecemos a todos os que graciosamente têm colaborado com o “Operacional” quer em termos de material fotográfico de elevada qualidade e em oportunidade, quer nos artigos em vários temas. Consideramos de grande qualidade todas estas colaborações exteriores, algumas das quais atingiram das mais elevadas visualizações e outras até foram referidas na imprensa generalista. Muito têm contribuído para o “Operacional” quer nos artigos de opinião quer naqueles que descrevem as actividades em que participaram.
O “feedback” que nos tem chegado das “fileiras” tem sido excelente. A todas as unidades onde vamos – embora muitos ainda não conheçam o site, também aqui temos que melhorar a divulgação – as palavras que nos dirigem, nos vários níveis da hierarquia, tem sido muito positiva e de claro encorajamento. Vários outros sites, em Portugal e no estrangeiro, dedicados a estes assuntos ou colocaram-nos por sua iniciativa nas suas “ligações”, ou propuseram-nos esse modo de divulgar os respectivos sites. Nos “fóruns” – grandes divulgadores destes assuntos de segurança e defesa – os nossos posts são muito vistos e os comentários são sem dúvida favoráveis. Também por esta via (além de contactos directos de leitores) fomos alertados para menos de meia dúzia de lapsos que cometemos – informação que sempre agradecemos – que assim foram corrigidos.
Conclusão
O “Operacional” tem neste momento um patrocinador, a “Milícia”, que cobre parte das despesas e ao qual também agradecemos o seu apoio sem o qual esta tarefa seria “mais pesada” para nós.
Depois de seis meses de trabalho, de muitas alegrias e algumas frustrações, vamos continuar a tentar melhorar o “Operacional” e a inovar. Desde o inicio já introduzimos as fotografias panorâmicas de determinados equipamentos, colocamos um “calendário de eventos” dos três ramos das Forças Armadas que também queremos alargar às Forças de Segurança e nos dizem tem sido útil .
Tentaremos ir mais “ao terreno”, seja ele mar, terra ou ar.
Terminamos este balanço com a reprodução das 3 fotos mais vistas do site, renovando o agradecimento aos seus autores e a assim, através destes militares, a nossa sentida homenagem a todos os portugueses que envergam uniforme e contribuem para a Defesa e Segurança de Portugal.
A Redacção/Administração do “Operacional”.
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado