100 ANOS GUARDA NACIONAL REPUBLICANA (1911-2011)
Por Miguel Machado • 2 Mai , 2012 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... PrintA GNR comemorou em 2011 o 100º aniversário da sua criação tendo para essa ocasião sido lançado o livro que hoje apresentamos. Esta obra percorre, muito pela imagem, a história desta “força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas“, desde as suas origens até aos dias de hoje.
O livro cuja coordenação e texto são responsabilidade de Nuno Andrade, oficial da GNR no activo, responsável pelo Arquivo Histórico da instituição, está organizado de acordo com o Índice que abaixo apresentamos, em 6 capítulos e 23 sub-capítulos, cada um deles composto por um pequeno texto (1 a 3 páginas) e muitas imagens devidamente legendadas. Mesmo que os textos sejam naturalmente muito sintéticos para o espaço de tempo a que reportam, há aqui, talvez por isso, informação que se lê de modo fácil e atraente, bem complementada pelas muitas fotografias, parte importante inéditas ou no mínimo pouco vistas. Apenas pontualmente foi feito uso de imagens já conhecidas ou divulgadas noutras publicações.
Nos textos introdutórios de cada tema o autor, licenciado em História e estudioso há longos anos desta temática, faz o enquadramento político a cada momento histórico e aquilo que entende ter sido o papel da Guarda nesse contexto, abordando a ligação ao poder, a “correlação de forças” Exército versus Guarda, organização, criação/extinção de unidades, equipamentos/armamentos em uso, e vários outros aspectos, quer de ordem interna da GNR quer da sua relação com o exterior. Sendo um livro oficial não cai contudo na tentação de omitir alguns factos da vida da Guarda em que esta teve actuações menos “simpáticas”, embora naturalmente os enquadre nas suas competências legais.
No respeitante à actualidade cada uma das áreas de actuação da Guarda é descrita de modo a dar ao leitor uma noção relativamente detalhada da sua organização em 2011 e daquilo que a GNR hoje faz em Portugal e nas missões exteriores que também cumpre.
“100 Anos Guarda Nacional Republicana, 1911-2011” é assim um livro a vários níveis interessante porque conjuga aspectos factuais como legislação e acontecimentos com a interpretação que o autor – e naturalmente a GNR – deles faz, tudo isto acrescido de um enorme acervo iconográfico.
O livro é uma edição de 2011 da Guarda Nacional Republicana e da editora Guerra e Paz, patrocinada pelo banco BPI. Tem formato 27X21 cm, capa dura, 300 páginas, centenas de fotografias históricas e actuais e muitas reproduções de documentos históricos.
A não perder!
Quer ler no “Operacional” mais comentários a livros sobre a GNR? Clique em:
Miguel Machado é
Email deste autor | Todos os posts de Miguel Machado